BLOG MODA MASCULINA

Como limpar camurça: limpeza de botas, sapatos, jaquetas e acessórios de camurça

  25 de Julho de 2018 ás 17h 29min

Felpudas e macias, peças em camurça trazem muita elegância e sofisticação ao visual. Porém, a camurça é um material bem mais frágil do que o couro comum. Além de manchar com mais facilidade, ela também requer cuidados especiais para a sua limpeza.

Mas como limpar camurça? Veja a seguir dicas para conservar a camurça limpa de botas, sapatos, jaquetas ou outros acessórios feitos desse delicado material. E lembre-se, antes de aplicar qualquer método, teste-o em uma área escondida da peça e, se for usar algum produto específico para limpar camurça, leia sempre o rótulo da embalagem.

Como limpar sapato de camurça

Se você precisa limpar sapatos ou botas de camurça, pode ser tentador tentar lavar o calçado. Não que a água não possa ser usada para a limpeza de camurça, mas ela poderá causar manchas adicionais, fazendo com que suas botas pareçam velhas, desgastadas e desbotadas, se não for utilizada de maneira correta. Veja abaixo a melhor forma de como limpar sapato de camurça sem danificá-los:

  1. Uma escova de camurça de boa qualidade é uma ferramenta essencial. Comece passando a escova de camurça nas suas botas e sapatos para remover quaisquer resíduos de sujeira da superfície. Certifique-se de passar a escova no mesmo sentido da fibra do tecido, e não na direção contrária.
     
  2. Se as bordas de seus calçados estiverem muito desgastadas, faça movimentos vigorosos de ida e volta para remover possíveis fibras soltas. Tente não se afastar muito da área desgastada, evitando passar a escova pela área que não está danificada.
     
  3. Se isso não resolver, aí sim as manchas persistentes devem ser tratadas com água. Nesse caso, para manter a uniformidade na coloração do calçado, você deve realizar o procedimento na bota toda para que o desbotamento não seja perceptível.
     
  4. Utilize, então, a escova de camurça para aplicar uma pequena quantidade de água em todo o sapato e esfregue a área manchada. Insira um molde ou papel enrolado dentro da bota para que ela não perca a forma, e deixe secar naturalmente. Não utilize jornais, pois a tinta pode manchar o material.

 

DICA IMPORTANTE

Ao contrário do couro, a camurça não deve ser limpa com água e sabão,
já que umidade excessiva pode causar manchas e danificar esse tipo de material.


 

Tags: