BLOG MODA MASCULINA

Como Saber Se o Caimento do Terno Está Correto

  16 de Maio de 2018 ás 17h 38min

Antigamente, as dicas de como comprar um terno corretamente passavam de pai para filho, infelizmente essa é uma tradição que foi se perdendo e hoje muita gente erra
(e feio) na hora de comprar ou ajustar um terno, mas existem dicas básicas e simples que, se seguidas à risca, podem ajudá-lo a saber se o caimento do terno está correto.

Na imagem abaixo é possível ver o caimento e as medidas ideais para um terno perfeito e a relação com as dicas dadas.

Como saber se o caimento do terno está correto?

Terno masculino com medidas perfeitas - Caimento do terno1 – O caimento do terno no provador

a – Não seja preguiçoso

Não dá para avaliar um costume usando uma camiseta ou camisa polo, peça ao vendedor uma camisa, mesmo que não vá comprá-la. O mesmo vale para tênis, troque-os por sapatos.

b – Paletó correto

Os ternos de hoje são bem certos no corpo, portanto tecido em excesso é um mau sinal.

É possível notar se o terno está grande ou mau cortado pelas costas, onde ele deve estar liso e livre de dobras, ou nas mangas muito largas, ou ainda na barriga, com grandes sobras.

c – Para seu tipo de corpo

O ideal é que o terno seja levemente acinturado, esse formato, além de deixá-lo mais elegante alongará sua silhueta e aumentará os ombros, já os modelos mais retos beneficiam quem tem uns quilinhos a mais.

d – Dois ou três botões?

Considero o modelo de três botões* melhor para quem está acima do peso, pois chama atenção para o rosto e a gravata, desviando o olhar da barriga, já o de dois botões praticamente cria uma seta direto para o abdômen, então, se este for o escolhido, é melhor que esteja com tudo em cima.

*Obs: infelizmente os ternos de 3 botões estão ficando datados e os de dois botões acabaram se tornando padrão para qualquer tipo de silhueta. (atualizado)

e – Ombros

Não pode sobrar nem faltar! No primeiro caso fica um côncavo entre a ombreira e a parte de cima do braço, no segundo caso, o tecido repuxa e acaba com o caimento. O ideal é que fique confortável sem sobrar, como na foto ao lado.

f – Colarinho

A lapela do paletó é sempre um pouquinho menor que o colarinho da camisa. Repare que a camisa dá acabamento na parte de trás, cria harmonia e, de quebra, faz parecer que você é mais alto.

2 – O caimento de um terno na hora de ajustar

a – Barras

Na frente tem que encostar no cadarço do sapato, sobrando um pouco de tecido e atrás deve chegar ao início do salto, ou seja, menor na frente e maior na parte de trás.

Em tempo: aquela barra reta que muita gente faz está errada e prejudica o caimento da calça.

b – Mangas

Assim como o colarinho, deve deixar à mostra mais ou menos meio centímetro da camisa. Para saber o lugar correto use o pulso como medida, é nele que termina a camisa.

c – Ajustes laterais

Depois de muito provar não encontrou um terno que não sobrasse na barriga? Isso pode ser corrigido com ajustes laterais.


Como Saber Se o Caimento do Terno Está Correto
Mais uma foto de um terno com bom caimento, repare como está perfeito nos ombros, na cintura e no comprimento da manga.

…….

Outros elementos que influenciam o caimento do terno

Tecido do terno ou costume

A lã fria, tecido feito com fibra natural, embora mais caro, é uma boa escolha e a mais tradicional na alfaiataria, tem boa fluidez e estrutura, cai bem nos ombros , na cintura e no peito.

Os sintéticos, como a poliviscose, são mais quentes e não tem o mesmo efeito visual na sua silhueta.

Fibras de algodão ou linho tendem a ser mais casuais, podem ficar bem no corpo, mas amassam com frequência maior, principalmente o linho.

Padrões do terno ou costume

Na verdade eles não influenciam diretamente no caimento do traje, mas criam uma ilusão de ótica que pode ser benéfica para seu tipo físico.

Riscas de giz costumam alongar a silhueta e são indicadas para quem tem baixa estatura, já o xadrez Príncipe de Gales costuma funcionar bem para quem é alto.

Quem tem estatura mediana se beneficia com qualquer um desses padrões*.

*Obs: se é seu primeiro terno o aconselhável é que opte por algo em tecido liso, sobretudos nas clássicas cores cinza, marinho ou preto.

…….

Versões mais modernas do terno/costume

O paletó mais curto, conhecido como cropped ajuda a alongar as pernas, mas foge do modelo tradicional, cujo comprimento não ultrapassa o final do quadril.

Há também quem faça a barra mais curta, mostrando um pedaço pequeno do tornozelo de propósito, mas nem todo mundo gosta desse tipo de coisa.

Esse tipo de mudança é aconselhável para quem quer um visual bem moderno, mas sabe que pode ter uma peça desatualizada em alguns anos, já que esse tipo de tendência pode desaparecer.

…….

Caimento do terno - James Bond

James Bond nunca erra!


Por: RICARDO TERRAZO JR.

 

 

Tags:

Fonte: RICARDO TERRAZO JR.